Início > Notícias da Embaixada
Realizou-se em Brasília a cerimônia de lançamento de um novo barco-dragão doado pela Embaixada da China no Brasil
2026-04-25 08:06

Na manhã de 18 de abril, realizou-se no Clube ASCADE em Brasília, a cerimônia de lançamento ao lago de um novo barco-dragão doado pela Embaixada da China no Brasil à Associação Canomama, como uma das atividades da série do Ano Cultural China-Brasil 2026. Estiveram presentes do evento cerca de 200 convidados de diversos setores da China e do Brasil, incluindo a Embaixatriz Zhou Yongmei, representantes do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a Presidente da Associação Canomama, professores dos Institutos Confúcio e representantes da comunidade chinesa.

Em seu discurso, a Embaixatriz Zhou Yongmei afirmou que o barco-dragão, ao chegar da China ao Brasil, não é apenas uma prática esportiva, mas também uma forma de terapia, um elo de conexão e uma fonte de esperança. Expressou o desejo de que o novo barco se torne uma tocante história do Ano Cultural China-Brasil e da amizade entre os dois países.

O evento teve início com apresentações culturais sino-brasileiras, incluindo artes marciais chinesas, taijiquan com leque e capoeira. A Embaixatriz Zhou Yongmei participouda cerimônia simbólica de “dar vida aos olhos do dragão”, juntamente com membros da associação, “despertando” o novo barco-dragão. Em seguida, a embarcação foi oficialmente lançada à água, e convidados chineses e brasileiros, ao lado dos membros da associação, embarcaram para remar juntos, expressando votos de paz, saúde e boa sorte. O ambiente foi caloroso e amistoso.

Durante o evento, especialistas em medicina tradicional chinesa do Instituto Confúcio de Medicina Tradicional Chinesa da Universidade Federal de Goiás ofereceram consultas de acupuntura e massagem aos convidados. Os participantes manifestaram disposição em promover ativamente os intercâmbios culturais e a amizade entre os povos dos dois países.


Suggest to a friend   
Print